REGULAMENTO 7º ARRANCADÃO SERRANO DE CAMINHÕES LAGES/SC


DAS INSCRIÇÕES
Somente serão válidas as inscrições após o preenchimento de todos os critérios, até dia 13/03/2010 até as 16:00 horas no local do evento(podendo haver alterações).
O valor das inscrições será de R$ 100,00 (cem reais) para cada categoria. O não pagamento da mesma acarretará no cancelamento automático e proibição da entrada do veículo nos boxes de preparação.
Somente serão aceitas as inscrições mediante a apresentação dos documentos de propriedade do caminhão e do motorista.
Cada inscrição receberá somente credencial para 01 (um) piloto e 01 (um) mecânico, sendo estes os únicos que terão acesso à área de Box na hora da competição.
O acesso ao local de competição será permitido somente para maiores de dezesseis anos devidamente credenciados.
Todos os concorrentes se comprometem a respeitar o presente regulamento pelo simples ato de se inscreverem no 7º Arrancadão Serrano de Caminhões e/ou participarem da prova em questão.

DOS COMPETIDORES

Os competidores deverão apresentar no ato da inscrição a Carteira Nacional de Habilitação –(CNH) com a categoria correspondente.
Somente poderão pilotar os caminhões, seus proprietários e/ou motoristas devidamente autorizados através da apresentação do formulário, (fornecido pela organização), devidamente preenchido e assinado.
O número do caminhão deverá constar legivelmente nas laterais, parte traseira  e para brisa.
Uso obrigatório dos itens: cinto de segurança, capacete e calçado fechado.
O não cumprimento das cláusulas acima desclassificará o competidor.


Os caminhões serão divididos nas seguintes categorias:

  • Cavalo Mecânico 4x2, 6x2 e 6x4 até 420 CV
  • Cavalo Mecânico 4x2, 6x2 e 6x4 Original Eletrônico.
  • Toco e Truck até 320CV
  • Especial.
  • Força Livre.

Cada categoria deverá ter, no mínimo, 08 (oito) veículos inscritos. Outras categorias poderão ser formadas por decisão da Comissão Organizadora. Será permitido somente um piloto por veículo em cada categoria

DA PREMIAÇÃO
 

Para as categorias: cavalo mecânico, cavalo original eletrônico,
e Toco e Truck.

  • 1-Primeiro lugar troféu + R$ 1.000,00 (Hum mil reais).
  • 2-Segundo lugar troféu + R$ 500,00 (Quinhentos reais).
  • 3-Terceiro lugar troféu + R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais)
     

Para as categorias: especial e força livre.

  • 1-Primeiro lugar troféu + R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais)
  • 2-Segundo lugar troféu + R$ 750,00 (Setecentos e cinquenta reais)
  • 3- Terceiro lugar troféu + R$ 400,00 (Quatrocentos reais


DOS VEÍCULOS COMPETIDORES

CATEGORIA CAVALO MECÂNICO 4X2, 6X2 E 6X4 ORIGINAL (ATÉ 420 CV):

  • 1 - Motor correspondente com a marca e/ou modelo do caminhão original de linha de montagem.
  • 2 - Regulagem de bomba injetora livre, sendo a bomba injetora com
                  a marca do veículo.
  • 3-Turbo original de linha de montagem ou marca paralela com
                  bocas de entrada e saída de ar compatível com o modelo original.
  • 4-Não é obrigatório estar com pneus no terceiro eixo.
  • 5-Caminhões importados, especiais de competição( ex. fórmula truck, fórmula sul) e de apresentações não poderão participar desta categoria.
  • 6-Módulo eletrônico livre.
  • 7-Proibido dif. Bloqueado.
  • 8-Proibido uso de óxido nitroso (nitrogênio ou injeção de ar frio).

CATEGORIA CAVALO ELETRÔNICO ORIGINAL 4X2, 6X2 E 6X4:

    • 1 - Motor correspondente com a marca e/ou modelo do caminhão original de linha de montagem.
    • 2- Módulo eletrônico original de montagem do veículo (sem alterações)
    • 3- Turbo original de linha de montagem ou marca paralela com
                      bocas de entrada e saída de ar compatível com a original.
    • 4- Não é obrigatório estar com pneus e terceiro eixo no lugar.
    • 5- Caminhões importados, especiais de competição ( ex. fórmula truck, fórmula sul) e de apresentações não poderão participar desta categoria.
    • 6- Fumaça da descarga ao nível máximo de 12 kO (nível de opacida-
                      de)medido com o pacimetro Bosch aferido pelo Inmetro a uma
                      rotação de 1500 RPM.
    • 7- RPM. Motor especificado pelo fabricante.
    • 8- Proibido excesso de fumaça visual.
    • 9- Proibido dif. Bloqueado.
    • 10-  Proibido uso de óxido nitroso (nitrogênio ou injeção de ar frio).

CATEGORIA TOCO E TRUCK ORIGINAL ATÉ 320 CV

    • 1 - Motor correspondente com a marca e/ou modelo do caminhão original de linha de montagem.
    • 2- Regulagem de bomba injetora livre, sendo a bomba injetora
                    da marca do caminhão.
    • 3- Turbo original de linha de montagem ou marca paralela com bocas
                      de entrada e saída de ar compatível com a original.
    • 4- Obrigatório estar com a carroceria.
    • 5- Não é obrigatório estar com pneus no terceiro eixo no lugar.
    • 6- Caminhões importados, especiais de competição e apresentações
                     não poderão participar desta categoria.
    • 7- Proibido dif. Bloqueado.
    • 8- Proibido uso de óxido nitroso (nitrogênio ou injeção de ar frio).
    • 9- Caminhões injeção eletrônica, módulo livre.

CATEGORIA ESPECIAL

    • 1- Bomba injetora turbo e módulo eletrônico livre.
    • 2- Caminhões importados, especiais de competição( ex. fórmula truck, fórmula sul) e de  apresentações não poderão participar desta categoria.
    • 3- Proibido diferencial bloqueado.
    • 4- Proibido uso de óxido nitroso (nitrogênio ou injeção de ar frio).

CATEGORIA FORÇA LIVRE

  • 1- Todos os caminhões inscritos poderão participar.
  • 2- Proibido uso de óxido nitroso (nitrogênio ou injeção de ar frio).

REGRAS GERAIS
Todo caminhão participante deverá estar com a documentação em dia exceto da força livre. Todos os caminhões inscritos poderão ter seu combustível analisado, exceto na força livre.
1-      É PERMITIDO:
        1.1  – Uso de estepe fixado ao chassi.

2-      NÃO É PERMITIDO
2.1- Uso de nitrogênio
2.2- Qualquer equipamento que injete ar frio no motor.
2.3- Uso de combustível adulterado.
2.4- Bloquear diferencial (exceto na categoria livre)
2.5- Uso de pneu fora de estrada (tipo agrícola)
2.6- Uso de qualquer tipo de peso extra, amarrado no caminhão, somente fixo por parafusos.
2.7- Qualquer tipo de vazamento ou falha aparente no veículo que venha por em risco a segurança dos competidores . Este competidor terá sua largada adiada para a última da referida bateria. 
OBS: Do item 2.1 a 2.5 exceto na força livre. Após a inscrição todos os caminhões serão inspecionados por uma equipe técnica e comissão organizadora sem a presença do competidor, em um Box específico, sendo inspecionados: bomba injetora, módulo eletrônico, turbo combustível, bloqueio diferencial, pneus, peso agregado, freios e terminais de direção. Após a inspeção será liberada a participação do veículo na categoria inscrita, desde que não esteja fora dos pré-requisitos deste regulamento. E após inspeção não será permitida a saída do veículo da área de box sob pena de desclassificação se constatada alguma irregularidade será permitido a troca de componentes que enquadrem o veículo no regulamento, que será vistoriado novamente.
Não será permitido conserto ou ajuste do caminhão após a inspeção, somente com a autorização da organização e com acompanhamento do inspetor da vistoria.

DAS PROVAS
Os caminhões largarão de 2 em 2 e serão divididos proporcionalmente pelo número de inscrições em cada categoria.
Os treinos livres serão realizados somente no dia 13/03/2010 das 9:00h ás 15:30h (podendo haver alterações).
O início das provas será no sábado dia 13/03/2010 a partir das 16:00h(podendo haver alterações).
O início das provas do dia 14/03/2010 será as 08:00, com chamada geral dos inscritos.

DAS CLASSIFICATÓRIAS 
Para a formação do grid de largada das 03 (três) baterias classificatórias, haverá sorteio das pistas e dos Competidores na referida categoria. Pode haver alterações conforme o número de inscrições por categoria.
O critério para o 1º e 2º colocados das disputas de cada bateria, será a classificação da ordem de chegada.
02 (dois) pontos- 1º lugar
00 (zero) pontos- 2º lugar
Cada competidor terá direito a 03 (três) largadas para disputa e soma de pontos nas 03 (três) baterias da fase Classificatória. Serão classificados para a fase Eliminatória 50% dos competidores que obtiverem a maior soma de pontos na fase Classificatória.
Em caso de empate de pontos, o critério para desempate será uma única arrancada entre os competidores que empataram, com sorteio de pista.
Durante a competição os pilotos ao serem chamados pelo sistema de som, terão 01 minuto para alinhar no grid de largada, salvo, problemas técnicos e mecânicos previamente avisados a coordenação da prova. Neste caso, a largada correspondente será realizada na última largada da referida bateria.
Os protestos somente serão aceitos, por escrito, e mediante depósito de R$ 1000,00 (Hum mil reais) em espécie, depositados na caixa da Administração do Evento, sendo que, estes deverão ser feitos imediatamente depois de constatada a irregularidade. O prazo prescritivo para protestos será de 15 (quinze) minutos após a ocorrência do fato em questão. Se for comprovada a irregularidade o piloto e o caminhão serão desclassificados da bateria e o reclamante receberá a devolução de 100% do valor pago a título de reclamação, caso contrário, o protestado é quem receberá a quantia de 50% do valor do protesto, a diferença de 50% do valor do protesto ficará com a organização.
O piloto que queimar a largada por 03 (três) vezes consecutivas será desclassificado da bateria e o oponente ganhará os pontos da bateria.
A largada será feita por sinal eletrônico ativada pelo Diretor de prova. Em caso de pane ou falta de energia será substituído por bandeiras.
Nas chegadas, se houver empate, a definição ficará a critério de equipamento eletrônico localizado na linha de chegada que determinará o vencedor.
A contratação dos profissionais para confecção e montagem das planilhas, ficará a cargo da Comissão Organizadora do evento.
O piloto que invadir a raia do adversário antes da linha de chegada será desclassificado da bateria.
O piloto deverá manter-se na sua raia até entrada do retorno.
O competidor vencedor da bateria deverá ter a preferência de entrada no retorno.

DAS ELIMINATÓRIAS

Nessa fase os pontos somados pelos competidores na classificatória serão automaticamente zerados, não proporcionando nenhum tipo de vantagem na fase eliminatória. Na fase eliminatória serão desclassificados automaticamente os corredores que não alcançarem a 1ª (primeira) colocação.
            OBS: as regras classificatórias e eliminatórias podem ser alteradas conforme o número de participantes, a critério da organização.

 DAS FINAIS

Serão finalistas da competição  os dois competidores que passarem pela fase eliminatória sendo determinada a classificação final pela ordem natural de chegada, 1º (primeiro), 2º (segundo).

DO REGULAMENTO TÉCNICO

A pista terá o comprimento de 650 metros, sendo 350 metros para competição e 300 metros para área de escape. (podendo haver alterações). Será obrigatório o uso de adesivos dos patrocinadores com o número de inscrição. Não será permitido o acesso de veículo (carros de socorro e outros) com merchandising na área de box, exceto os autorizados pela organização.

DA SEGURANÇA

É obrigatório o uso de capacetes nas arrancadas. É obrigatório durante a competição uso de faróis ligados.
Nas provas e treinos livres somente o piloto será permitido na cabine do caminhão. Os pilotos deverão em caso de suspeita passar obrigatoriamente por teste de bafômetro estando sujeito a desclassificação se não estiver dentro do limite máximo permitido pela legislação de trânsito vigente.
Na área de escape é expressamente proibida a aceleração dos veículos assim como execução de manobras perigosas. Os pilotos deverão estar equipados com cinto de segurança. Será obrigatório o uso de equipamento de segurança nos veículos determinado pela legislação de trânsito vigente, ex: extintor de incêndio dentro da validade, etc.
É obrigatório o uso de calçado fechado.
É proibido qualquer tipo de bebida alcoólica na área de Box e pista.
É expressamente proibido qualquer tipo de manobra radical que desobedeça ao regulamento de segurança, sendo esta nos boxes, nas pistas, e área de escape. Nos retornos a velocidade máxima permitida será de 30 km/h. Qualquer uma destas infrações acarretará na desclassificação do piloto da competição.
Somente será permitido o acesso á pista durante o início das provas, pessoas com as credenciais de PILOTO, SEGURANÇA, COORDENAÇÃO e IMPRENSA.
O piloto que infringir qualquer norma estabelecida pelo regulamento dentro do perímetro da provas, e se comprovado por qualquer membro da coordenação do evento, o mesmo será desclassificado da prova.
Os competidores assumem o risco e a responsabilidade por qualquer tipo de acidente que venha a ocorrer durante os treinos e competições bem como danos materiais e pessoais oriundos do acidente.
PARÁGRAFO ÚNICO: os casos omissos a este regulamento e/ou dúvidas na sua interpretação serão resolvidos pelos membros da Comissão Organizadora.